PLANETA LUA


04/06/2006


LIBERDADE AOS BAHAIS NO IRÃ

Eu sou bahá'i. Minha religião que trabalha pelo estabelecimento da paz e da unidade da humanidade está sendo perseguida no Irã - seu país de origem - seus membros estáo sendo presos, dados como desaparecidos, e muitas vezes, sumariamente mortos. Estudantes proibidos de frequentarem a escola.

Somos amantes da paz. Cada Baha'í considera a Terra como seu próprio país, e os seres humanos, independente de sua origem, raça, classe, ou religião, como seus irmãos.
Me ajudem a pedir liberdade religiosa no Irã. Liberdade de Pensamento. Liberdade para ser bahá'í. Liberdade para amar e servir o nosso planeta.


"Autoridades iranianas prenderam 54 bahá´ís na cidade de Shiráz, conforme informação recente recebida pela Comunidade Internacional Bahá´í. A maioria deles eram jovens e estavam todos engajados em serviço humanitário quando foram presos. Foi uma das maiores investidas contra membros da Fé Bahá´í desde os anos de 1980. Não são ainda claras as acusações específicas para justificar as prisões, embora seja um fato conhecido que no passado todas as prisões foram sumariamente sob falsas acusações.

Desta vez as prisões ocorreram na Sexta-feira dia 19 de maio corrente, enquanto os bahá´ís, juntamente com outros jovens, que não eram membros da Comunidade Bahá´í, encontravam-se dando aulas a crianças carentes em uma escola como parte de serviço comunitário promovido pelo UNICEF e prestado por uma organização não-governamental. Quando da prisão, os bahá´ís tinham consigo uma carta de permissão para o serviço que prestavam, assinada pelo Conselho Islâmico de Shiráz. Em cada uma das salas de aulas havia sempre uma cópia da carta de autorização.

A natureza das acusações contra os bahá´ís era desconhecida quando da prisão. No dia seguinte, porém, um juiz disse a familiares de alguns dos presos que eles logo seriam libertados. Nesta data, há informação de que todos os não-bahá´ís foram soltos bem como um jovem bahá´í, sem necessidade de uma fiança.

As prisões coincidiram com investidas contra seis lares bahá´ís, quando computadores, notebooks, livros e outros documentos foram confiscados. Nos últimos 14 meses, 72 bahá´ís em todo o Irã foram presos e mantidos prisioneiros por várias semanas.
“Essas novas prisões em Shiraz ocorrem após mais de um ano de detenções com invasão dos lares, com um total de mais de 125 bahá´ís presos desde o início de 2005, sem qualquer justificativa legal,” afirma ma sra. Bani Dugal, principal representante da Comunidade Internacional Bahá´í nas Nações Unidas.

“Em suma, esta forma arbitrária de prisões e detenções é uma comprovação inegável de uma forma de perseguição religiosa e reflete nada menos que um esforço calculados do governo iraniano de desequilibrar a comunidade bahá´í e mante-la em estado de terror”, acrescentou a sra. Dugal. ..."

Veja matéria completa em: http://www.bahai.org/persecution/iran

COMUNIDADE NO ORKUT: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=14156961

Escrito por Lua, filha do Sol às 09h02
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

Perfil



Meu perfil
BRASIL, Centro-Oeste, CAMPO GRANDE, Mulher

Histórico